-
Arquitetos: Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda.; Serôdio, Furtado & Associados, Arquitectos Lda.
- Área: 19865 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Luis Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O volume definido por uma volumetria alongada e baixa serve de contenção ao jardim e resulta num elemento urbano integrado na envolvente, discreto na cércea mas justificado na frente urbana do lote.
A forma do edifício, um volume compacto, é determinado pela área dos laboratórios que, sobre o piso dos serviços comuns e áreas públicas, mais pequeno e recuado, aparece sobre o terreno, sobre o jardim, sem lhe tocar. O contato com o terreno é realizado pelo programa serviços comuns e áreas públicas no piso térreo.
Os dois pisos de laboratórios são os que determinam a forma e imagem do edifício e, portanto, mais o caracterizam. Esta decisão de referenciar o desenho e conceito formal do edifício na sua unidade mínima, mas mais significativa da sua função, o laboratório, é naturalmente a ideia do projeto.
A solução resulta, assim, numa forma geral muito compacta, apesar de possuir apenas três pisos acima da cota do solo. Esta forma compacta e alongada é perfurada por pátios que iluminam cada um dos laboratórios, no seu lado maior.